Entendo que você reporta 100% de uso do disco após a atualização para o Windows 11.
- Qual é a marca e modelo de seu computador?
- Utiliza antivírus de terceiros no sistema?
Primeiramente, é imprescindível a atualização de todos os drivers de seu dispositivo junto ao site do fabricante. Baixe-os e instale-os e verifique o comportamento.
O alto uso do disco está relacionado à vários fatores, nos quais podem ser drivers desatualizados, programas de terceiros incompatíveis com o sistema ou em conflito com outros softwares, falhas no hardware, vírus, entre outros.
De qualquer forma, para efeito de diagnóstico, pedimos que siga os passos abaixo, em uma tentativa de correção:
Passo 1
Inicialização simples
1. Pressione as teclas simultaneamente Windows+R e será aberto o Executar.
2. Digite msconfig e clique em Ok;
3. Vá até a guia “Serviços” e clique na caixa que está no canto esquerdo abaixo Ocultar todos os serviços Microsoft depois clique no botão Desativar tudo agora clique em Aplicar.
4. Agora por favor, vá até a guia “Inicialização de Programas” e clique no botão “Desativar tudo”.
5. Clique em “Ok” será solicitado o reinício do computador confirme a solicitação clicando em “Reiniciar”.
Ao iniciar o computador, verifique se a falha ainda ocorre.
Passo 2
Limpar arquivos temporários da máquina.
1. Pressione as teclas simultaneamente Windows + R logo será aberto o Executar;
2. Digite no campo em branco a palavra temp e clique em Ok;
3. Será aberta a pasta TEMP, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal pois os mesmos podem estar em uso;
4. Pressione as teclas simultaneamente Windows + R logo será aberto o Executar;
5. Digite %TEMP% e clique em Ok;
6. Será aberta a pasta %TEMP%, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal, pois os mesmos podem estar em uso;
7. Pressione as teclas simultaneamente Windows + R logo será aberto o Executar;
8. Digite PREFETCH e clique em Ok;
9. Será aberta a pasta "PREFETCH”, por favor, exclua permanentemente todos os arquivos dentro da pasta, se alguns arquivos não forem apagados será normal, pois os mesmos podem estar em uso;
Passo 3
1. Pressione Windows + R e escreva regedit e pressione OK;
2. Agora siga o caminho até a chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\ControlSet001\Services\Ndu;
3. Na pasta Ndu, encontre o arquivo/chave de nome Start, clique duas vezes sobre a mesma e altere o campo Dados de Valor para 4;
4. Reinicie o sistema.
Verifique se há melhora no desempenho.
Passo 4
Aumentar memória virtual
Os passos abaixo irão auxiliar para que tenha um espaço maior para o despejo de memória.
1. Pressione as teclas Windows + Q, digite Configurações Avançadas do Sistema e clique no resultado de mesmo nome na parte superior;
2. Uma nova janela será aberta. Clique na aba Avançado, e em Desempenho, clique em Configurações;
4. Na nova janela clique na aba Avançado. Na área Memória Virtual clique em Alterar;
5. Agora, desmarque a caixa Gerenciar automaticamente o tamanho do arquivo de paginação de todas as unidades;
6. Marque a unidade que contém o chamado arquivo de paginação, marque a opção Tamanho personalizado.
Feito isso, você é capaz de apontar o tamanho inicial e o tamanho máximo de uso da memória virtual. O recomendado é que você marque, como mínimo, um espaço igual ao tamanho da sua memória RAM instalada no seu computador. Ou seja, se você tem 4 GB de RAM, aponte também os mesmos 4 GB de memória virtual.
Passo 5
1. Pressione Ctrl + Shift + Esc para abrir o Gerenciador de Tarefas;
2. Abra o menu Arquivo e selecione Executar nova tarefa;
3. No campo Abrir, digite cmd;
4. Marque Criar esta tarefa com privilégios administrativos;
5. Execute os seguintes comandos no Prompt de Comando um de cada vez:
dism.exe /online /cleanup-image /scanhealth
dism.exe /online /cleanup-image /restorehealth
dism.exe /online /cleanup-image /startcomponentcleanup
sfc /scannow
6. Em seguida, reinicie o sistema e veja se o problema foi resolvido.
Passo 6
Crie um novo usuário:
1. Pressione as teclas Windows + Q e digite cmd;
2. No resultado da busca clique em Prompt de Comando com o botão direito do mouse;
3. Escolha a opção Executar como administrador;
4. No Prompt de Comando digite as seguintes linhas:
Net user teste /add [Enter]
Net localgroup administradores teste /add [Enter] (Se apresentar erros, cole o próximo comando).
Net localgroup administrators teste /add [Enter]
5. Pressione as teclas Windows+L, efetue o login no novo usuário.
Dica: Se funcionou volte para o usuário anterior e verifique se o erro ainda ocorre. Caso ainda ocorra, você poderá migrar os seus dados do outro usuário para este. Para migrar seus dados ao novo usuário, pressione as teclas Windows+R, digite %systemdrive%\users, procure seu usuário anterior e cole seus documentos no novo perfil.
Fonte:
https://answers.microsoft.com/pt-br/windows/forum/all/hd-100-windows-11/3d19e973-03d6-46f5-9d47-c0e791b84754
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